MAGIC - Major Atmospheric Gamma-Imaging Cherenkov Telescope
Com um refletor de 17 metros de diâmetro, cada um dos telescópios MAGIC é um dos mais sensíveis telescópios Cherenkov do mundo, observando céu, especialmente, na faixa abaixo dos 200 giga-eletronvolts (GeV). Eles observam objetos que emitem raios-gama com energias de 30 GeV a 100 TeV (tera-eletronvolts), cobrindo portanto uma enorme faixa de energia.
Os dois telescópios gêmeos estão localizados a 2.200 metros acima do nível do mar, na Ilha Canária de La Palma, onde céus limpos e ausência de poluição visual geram condições observacionais ótimas. O CBPF é um dos institutos membro da colaboração internacional do MAGIC, que conta com mais de 150 astrofísicos de 25 instituições de pesquisa em onze países. Juntos, eles foram responsáveis pela construção, manutenção e operações dos telescópios. O MAGIC fornece os astrônomos com dados observacionais de qualidade singular para o estudo dos processos mais violentos do universo, e alguns dos seus objetos mais enigmáticos, como os buracos negros.
O primeiro dos telescópios MAGIC está operacionais desde 2003, o segundo instrumento tendo sido instalado em 2009. O CBPF se juntou à colaboração MAGIC em 2016 e desde então tem participado ativamente de sua operação.
Para uma lista dos resultados científicos da colaboração MAGIC, veja aqui.
Mais informações: https://magic.mpp.mpg.de
Redes Sociais