Pesquisador do CBPF participa de reunião de atualização do processo de adesão Brasil-CERN
A Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu na última quarta-feira (29) o representante da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês), Salvatore Mele, para atualizar informações sobre o processo de adesão do Brasil ao centro de pesquisa europeu. O pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman, foi um dos convidados para a reunião entre MCTI e CERN.
Em depoimento para a página do MCTI, Bediaga “expressou que a comunidade científica apoia a adesão do Brasil. Ele ressaltou que, além de acelerar a colaboração científica e comercial, o acordo pode criar possibilidades para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias”. Segundo o MCTI, entre os países não-membros, o Brasil foi o quarto que mais enviou pesquisadores aos experimentos do CERN, atrás apenas da China, Canadá e Coreia do Sul.
Mele, consultor sênior para relações com comunidades da América Latina do CERN, havia visitado o CBPF no dia anterior com a mesma temática. Na ocasião, o físico conheceu os laboratórios da instituição e participou de reunião com a direção.
Mais informações:
Consultor do CERN visita CBPF: https://www.gov.br/cbpf/pt-br/assuntos/noticias/consultor-do-cern-visita-cbpf
MCTI atualiza processo de adesão do Brasil a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/03/mcti-atualiza-processo-de-adesao-do-brasil-ao-centro-de-pesquisa-nuclear-da-uniao-europeia
Redes Sociais