Parceria CBPF-IBC produz livro em braille
O Instituto Benjamin Constant (IBC), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ambos no Rio de Janeiro (RJ), está produzindo pela primeira vez em sua Divisão de Imprensa Braille (DIB) um livro paradidático sobre tema relacionado à física.
O escolhido foi Ciência para o Brasil – Ronald Cintra Shellard (1948-2021), lançado no final do último ano. A publicação é uma homenagem ao físico experimental de altas energias Ronald Cintra Shellard (1948-2021), ex-diretor do CBPF e protagonista do processo de adesão do Brasil ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), com sede em Genebra (Suíça).
O diretor do CBPF, Márcio Portes, ressalta a importância da parceria entre as instituições: “Ano passado, começamos a estreitar os laços com nosso vizinho IBC, ao realizar a Campanha Setembro Verde, com atividades que buscaram reforçar a importância da inclusão da pessoa com deficiência. E, em dezembro daquele ano, pudemos fortalecer essa união, com o início da produção, pelo IBC, do primeiro livro do CBPF na versão braille. É um privilégio fazer parte dessa associação”.
O livro encontra-se em fase de transcrição e revisão, em que é revisado por equipe de profissionais videntes – como são chamadas as pessoas sem deficiência visual – e não videntes. O trabalho é conjunto, para garantir que nenhum conteúdo seja omitido ou transcrito incorretamente.
“O foco são eles [deficientes visuais]; eles que têm que dar o aval, por isso é essencial ter o revisor, para dizer se a adaptação está boa ou não”, explica Rachel Ventura, coordenadora de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos do DIB. Após a etapa de revisão, é iniciada a impressão. A versão em braille do livro está programada para ser lançada no segundo semestre deste ano.
Carolina Herdy e Thiago Teixeira da Silva fazendo a revisão do livro
Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF
“A magia de um livro de ciência em braille está em sua capacidade de transmitir conhecimento científico de forma acessível, inclusiva e envolvente para pessoas com deficiência visual, ajudando a inspirar a curiosidade e a imaginação científica”, avalia Nilton Alves Junior, coordenador do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB/COINS) do CBPF.
Sobre o livro
O livro, com 216 páginas, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, depois de decisão do então ministro dessa pasta, o engenheiro Paulo Alvim.
A organização e edição da obra são de Antônio Augusto Passos Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador-colaborador do CBPF, e do jornalista especializado em ciências exatas Cássio Leite Vieira, que também trabalha com história da física.
Prensa para impressões em larga escala
Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF
Sobre a Imprensa Braille
Pioneira no Brasil, a Imprensa Braille (DIB/IBC) produz livros, revistas e impressos, possibilitando importante via de acesso educacional e cultural às pessoas com deficiência visual.
O IBC, por intermédio da DIB, tem papel de destaque no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), adaptando, transcrevendo, revisando e imprimindo livros didáticos e paradidáticos para distribuição às escolas públicas de todo o país.
A DIB é responsável também pela edição, impressão e distribuição das revistas em braille do IBC: a Revista Brasileira para Cegos (RBC) e a Pontinhos, ambas com distribuição gratuita, nacional e internacional.
Detalhe da folha impressa e matriz de impressão
Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF
Mais Informações:
Artigo “CBPF realiza campanha de acessibilidade”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-realiza-campanha-de-acessibilidade
Artigo: “CBPF recebe professores e estudantes do Instituto Benjamin Constant”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/cbpf-news/cbpf-recebe-professores-e-estudantes-do-instituto-benjamin-constant-2
Artigo “CBPF fecha as atividades de 2022 com lançamento de livro em homenagem ao físico Ronald Cintra Shellard”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/cbpf-news/cbpf-fecha-as-atividades-de-2022-com-lancamento-de-livro-em-homenagem-ao-fisico-ronald-cintra-shellard-2
Redes Sociais