replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF recebe reuniões da Colaboração SWGO e do CLAF-MCTI

  • Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 17h51
  • Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 17h53
  • Acessos: 59

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro (RJ), recebeu nesta semana dois importantes eventos de natureza internacional: a reunião semestral da colaboração Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO) – Observatório Austral de Raios-Gama de Amplo Campo de Visão em tradução livre; e a reunião  do Centro Latino Americano de Física (CLAF) e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI): “Oportunidades para a Participação e Cooperação Latino-Americana em Física de Astropartículas e o Projeto SWGO”.

 

Reunião SWGO

 

A reunião semestral da colaboração SWGO ocorreu entre domingo, 16/04, e hoje, 20/04. Durante os cinco dias de evento mais de sessenta pesquisadores – em sua maioria da América do Sul – participaram de rodadas de discussões sobre os projetos vigentes e os planos para o futuro do grupo.

 

A primeira reunião da colaboração aconteceu em 2019 na Itália, e seria seguida, em 2020, de reunião no México. Devido à pandemia da COVID-19, essa teve que ser desmarcada e desde então ocorreram reuniões apenas de forma remota.

 

Dessa forma, o evento sediado pelo CBPF é o retorno das reuniões presenciais, com o marco de ser a primeira reunião num país da América Latina, continente escolhido para abrigar o observatório da colaboração. Além disso o CBPF reafirma sua notoriedade, uma vez que seu pesquisador, Ulisses Barres de Almeida, também é o vice-spokesperson (vice-porta-voz) da colaboração desde 2020 e liderou a organização do evento.

 

Almeida avalia que foi uma ótima oportunidade dos visitantes conhecerem um pouco mais da infraestrutura de pesquisa do CBPF, impressionando muitos deles. Sobre a reunião ele ressalta: “O Projeto SWGO, completou o terceiro de seus cinco anos de Pesquisa e Desenvolvimento e, ao se aproximar do marco definitivo de seleção do local e definição da tecnologia do detector, é um momento oportuno para explorar a coordenação regional e internacional para sua realização como um experimento verdadeiramente latino americano.”

 

 

Participantes da Reunião SWGO
Crédito: João Martins/ NCS- CBPF

 

Encontro CLAF sobre astropartículas

 

Nesta quinta-feira, 20/04, o CBPF recebeu o “CLAF-MCTI High-Level Meeting: Opportunities for the Latin-American Participation and Cooperation in Astro-particle Physics and the Project SWGO”, promovido pelo CLAF.

 

O evento buscou promover a cooperação em astropartículas na América Latina, apresentando exemplos de sucesso e motivando a criação de políticas voltadas para o tema. Para facilitar o diálogo construtivo, contou no seu programa com convidados formuladores de políticas, diferentes setores do governo, da academia ,da indústria, entre outros.

 

A mesa de abertura foi formada pelo pesquisador do CBPF e organizador do encontro, Ulisses Barres de Almeida; pelo diretor do CBPF, Márcio Portes de Albuquerque; pelo diretor do CLAF, Luis Huerta Torchio; e pelo diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DRCT) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho.

 

 

Mesa de abertura

Crédito: João Martins/ NCS- CBPF

 

 

Estiveram presentes, Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos e Carlos Matsumoto, coordenador-geral de Cooperação Multilateral, ambos do MCTI, representantes de agências financiadoras e departamentos de astropartículas dos países membros.

 

Secretária Márcia Barbosa

Crédito: João Martins/ NCS- CBPF

 

 

Sobre a ocasião, o diretor Albuquerque declarou: “É um momento de reconstrução. Parte determinante desse processo é fortalecer a cooperação com instituições fortes em todo o mundo, e especificamente na América Latina – e o SWGO é um projeto importante nesse contexto”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página