SEMINÁRIOS COTEO: “Entropias não aditivas e mecânica estatística no limiar do caos: Pilares”, pelo professor Constantino Tsallis (CBPF), 27/07, (quarta-feira), 14h30
Seminários COTEO
A Coordenação de Física Teórica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (COTEO/CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), tem o prazer de anunciar mais uma edição de seus seminários.
O seminário é aberto a todos.
Título: Entropias não aditivas e mecânica estatística no limiar do caos: Pilares
Palestrante: Constantino Tsallis (CBPF)
Resumo: A entropia (aditiva) de Boltzmann-Gibbs (BG) e a correspondente mecânica estatística constituem um dos pilares da física teórica contemporânea. Sua generalização foi proposta em 1988 baseada em uma entropia não aditiva caracterizada pelo índice q, tal que q=1 recupera a teoria de BG. A seguir, muitas predições, verificações e aplicações tem sido realizadas em sistemas complexos naturais, artificiais e sociais. Para ser epistemologicamente admissível, toda teoria autocontida deve satisfazer vários pré-requisitos, e deve também ser capaz de tratar de maneira compreensível questões conceituais básicas. Ao longo de mais de três décadas, muitos pilares foram estabelecidos desde a proposta de 1988. Focalizaremos alguns cruciais dentre eles, aqueles tendo o potencial de gerar perplexidade e controvérsias. Consistentemente, trataremos de questões tais como: (I) Existem conexões com a dinâmica não linear no limiar do caos?; (II) É possível o cálculo analítico partindo de primeiros princípios dos índices q caracterizando classes de universalidade?; (III) É conhecido que a mecânica estatística de BG é suficiente para satisfazer a termodinâmica clássica. Mas é também necessária? A teoria q-generalizada também satisfaz a termodinâmica e seus princípios?; (IV) Em que circunstâncias entram no jogo as q-generalizações do Teoremas do Limite Central e da Teoria dos Grandes Desvios?; (V) Existem predições falseáveis e validações experimentais da teoria?; (VI) Por qual motivo emergem na literatura tantas aplicações fora da área da física? Naturalmente, diversas questões interessantes permanecem abertas; concomitantemente, vários aspectos relevantes já ultrapassaram sério escrutínio.
Bibliografia: C. Tsallis, Entropy, Encyclopedia 2, 264 (2022); S. Umarov and C. Tsallis, Mathematical Foundations of Nonextensive Statistical Mechanics (World Scientific, 2022); C. Tsallis, Introduction to Nonextensive Statistical Mechanics - Approaching a Complex World, Second Edition (Springer-Nature, 2022); Lista atualizada de referências está disponivel em http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm
Professor Constantino Tsallis
Data: 27/07 (quarta-feira);
Hora: 14h30;
Local: Auditório do 3º andar.
Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.
Redes Sociais