replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Rito, tempo e espaço no Carnaval carioca e no Bumbá de Parintins, Amazonas

Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 16h00 | Última atualização em Quarta, 19 de Setembro de 2018, 23h07 | Acessos: 2531
imagem sem descrição.

[COLÓQUIO CANCELADO]

 

Maria Laura Cavalcanti

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros        

CBPF, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Dia: 14 de março de 2017, terça-feira

Horário: 16h

 

RESUMO

Na perspectiva dos estudos antropológicos dos rituais, a fala enfoca o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro e o Festival dos Bois-Bumbás de Parintins (Amazonas). Examinaremos os diferentes contextos históricos de formação dessas duas festividades, suas características socioantropológicas e, em especial, as formas diferenciadas com que ambas se apropriam e ritualizam o tempo e o espaço em suas performances festivas.

 

 

BREVE CV

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti é antropóloga e professora titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editora-chefe da revista Sociologia & Antropologia. Pesquisadora de festas e rituais da cultura popular. Suas principais áreas de pesquisa são teoria antropológica, ritual e simbolismo, antropologia brasileira, cultura popular e estudos de folclore. 

Entre seus livros, estão Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile (Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 3ª. ed. revista e ampliada, 2006); Reconhecimentos: antropologia, folclore e cultura popular (Rio de Janeiro: Ed. Aeroplano, 2012); Carnaval, ritual e arte (Rio de Janeiro: Editora Aeroplano, 2015); O mundo invisível: cosmologia, ritual e noção da pessoa no espiritismo (Rio de Janeiro: Zahar, 1982).

Graduada em história, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestre (1982) e doutora (1993) em antropologia pelo Museu Nacional, da UFRJ, Maria Laura é também docente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Como bolsista Fulbright, realizou pós-doutoramento na Universidade de Colúmbia, Nova York (EUA), entre 1998/1999, e no segundo semestre de 2006.

registrado em:
Fim do conteúdo da página