replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Os quatro sentidos do universo

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 14h54 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 14h14 | Acessos: 83

Raul Abramo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) é o terceiro convidado dos Colóquios CBPF 2023.

Com o título “Os quatro sentidos do universo”, o evento acontece no dia 09/05 (terça-feira), às 16h, de forma presencial no Auditório Ministro João Alberto, na sede do CBPF na Urca, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

 


Raul Abramo

Créditos: Arquivo Pessoal

 

Sobre o tema

Uma das questões mais fundamentais da humanidade é saber o nosso lugar no cosmos, tanto no espaço quanto no tempo. Para responder essa pergunta estudamos a geografia e a história do universo através de mapas de galáxias, descrevendo de que forma as estruturas cósmicas desde a nossa vizinhança até aquelas distantes bilhões de anos-luz de nós evoluíram ao longo de bilhões de anos. Essa fotografia em quatro dimensões (três espaciais e uma temporal) nos mostra um universo surpreendente, dominado por tipos exóticos de matéria e energia. Porém, nossa compreensão sobre a origem dessas estruturas cósmicas e os mecanismos físicos que determinam sua evolução ainda permanecem incompletos. A novidade é que até recentemente as observações astronômicas eram limitadas ao nosso sentido de visão (detectores de luz tais como telescópios e câmeras), mas inovações em experimentos e instrumentos têm alargado esses sentidos. Nos últimos anos novas janelas se abriram para observar o cosmos, utilizando diferentes "mensageiros": além da luz temos agora também raios cósmicos, neutrinos e ondas gravitacionais. Nesse colóquio vou mostrar como a nossa compreensão sobre o universo tem evoluído com essas novas observações e de que forma esses quatro "sentidos" se complementam, revelando aspectos surpreendentes sobre o cosmos.

 

Sobre o palestrante

O Dr. Raul Abramo fez graduação no Instituto de Física da USP (IFUSP) e obteve seu doutorado na Brown University, com pós-doutorados na Universidades da Flórida e de Munique. É professor do IFUSP desde 2003. Sua área de pesquisa é a cosmologia, com ênfase em aspectos fenomenológicos e observacionais. Ultimamente tem se focado em mapas de galáxias e quasares, em particular com o levantamento J-PAS, e em aplicações de Machine Learning em astrofísica e cosmologia.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4558796258762790

 

 

 

 

 

COLÓQUIOS CBPF

Palestrante: Raul Abramo (USP)

Tema: Os quatro sentidos do universo

Dia: 09/05, terça-feira

Horário: 16h

Local: Aud.Ministro João Alberto

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página