Comunicações científicas de Einstein, Marie Curie e Feynman feitas no Brasil
O físico Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o décimo segundo convidado dos Colóquios Científicos 2021 - primeiro palestrante deste semestre. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube.
O físico Ildeu de Castro Moreira
(Créditos: internet)
Sobre o tema
Três dos maiores cientistas de todos os tempos, Albert Einstein, Marie Curie e Richard Feynman, estiveram no Brasil, nas décadas de 1920 (Einstein e Marie Curie), e 1940/50 (Feynman). Aqui fizeram palestras e deram cursos de caráter mais geral e para públicos não especializados. No entanto, também fizeram comunicações sobre trabalhos científicos que desenvolviam na época, em particular em eventos da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Apresentaremos e discutiremos o contexto e o conteúdo da comunicação feita por Einstein na ABC, em maio de 1925, “Observações sobre a situação atual da teoria da luz”, bem como a apresentação de Marie Curie, também, na ABC, em agosto de 1926, sobre “A invariabilidade das constantes radioativas”. Em um segundo momento discutiremos as interações do físico norte-americano Richard Feynman com os cientistas brasileiros, e particularmente suas contribuições apresentadas à ABC e na Reunião Anual da SBPC, em 1951, em Belo Horizonte. Serão comentados os trabalhos científicos que Feynman realizou ou apresentou no Brasil, em particular aqueles relacionados com a sua formulação da mecânica quântica e com a eletrodinâmica quântica.
Sobre o palestrante
Ildeu de Castro Moreira é físico, formado na UFMG, e professor do Instituto de Física da UFRJ, desde 1976, e de programas de PG em História da Ciência, Ensino de Física e Comunicação Pública da C&T. Escreveu cerca de 170 artigos científicos em revistas especializadas ou livros, orientou 27 estudantes de PG (Mestrado e Doutorado) e publicou uma dezena de livros. Foi diretor do Departamento de Popularização da C&T do MCTI e coordenador da Semana Nacional de CT (2004 a 2012). Foi editor científico da revista Ciência Hoje durante vários anos e membro de conselhos da SBF, SBPC e SBHC, do Conselho Superior da CAPES e de CA do CNPq. Em 2007 recebeu o Prêmio (Especialista) da RedPop - Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y Caribe. Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador - Personalidade Nacional. Em 2014, recebeu a condecoração Menção Honrosa Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Prêmio Mercosul de CT - Integração de 2014 (com equipe). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (2017-2021), da qual é Presidente de Honra.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6828550034661765
COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Ildeu de Castro Moreira, físico
Tema: Comunicações científicas de Einstein, Marie Curie e Feynman feitas no Brasil
Dia: terça-feira, 14/09
Horário: 16h
Local: canal do CBPF no Youtube
Redes Sociais