A divulgação científica é fundamental para a carreira do cientista?
O físico Adilson Oliveira, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é o sétimo convidado dos Colóquios Científicos 2021. O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube.
O físico Adilson Oliveira
(Crédito: Arquivo Pessoal)
Sobre o tema
O trabalho do cientista é sempre intenso e vibrante. Quem escolhe essa carreira, apesar das dificuldades inerentes que ela apresenta, em particular no Brasil, costuma foca-la basicamente nas pesquisas, publicações e formação de novos cientistas. Contudo, como a Ciência é uma atividade que depende praticamente de financiamentos públicos e estes estão em nosso país sempre ao sabor dos governantes, se os cientistas não mostrarem para os tomadores de decisão e a população em geral a importância do seu trabalho este tornará cada vez menos valorizado. Além disso, no atual momento em que vivemos observamos contínuos ataques ao conhecimento científico devido as ideias pseudocientíficas e teorias conspiratórias a respeito dos resultados da Ciência.
Nesse colóquio vamos discutir as diferentes estratégias de disseminação e comunicação pública da Ciência com o objetivo de estimular os cientistas a incorporarem essas práticas no seu fazer acadêmico.
Sobre o palestrante
Adilson J. A. de Oliveira é Físico e Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É Pesquisador do CNPq desde 1997 e, atualmente, nível 1D, na área de Física e Astronomia. Foi membro titular do CA de Divulgação Científica do CNPq (07/2017-06/2020). Integrante do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM-DF/UFSCar) e Pesquisador Principal e Coordenador de Difusão do CEPID/FAPESP Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Fundador e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, voltado ao desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Colunista da Ciência-Hoje desde 2006. Foi Vice-Reitor da UFSCar (2012-2016) e Reitor eleito pela UFSCar em 2020. Os principais interesses acadêmicos são na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e Divulgação Científica, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias para comunicação pública da Ciência.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4640148190073166
COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Adilson Oliveira, físico
Tema: A divulgação científica é fundamental para a carreira do cientista?
Dia: terça-feira, 25 de maio
Horário: 16h (NOVO HORÁRIO)
Local: canal do CBPF no Youtube
Redes Sociais