Titular do CBPF e colega publicam sobre Fermi
Francisco Caruso, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), e Adílio Jorge Marques, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), tiveram artigo sobre a viagem de Enrico Fermi (1901-1954) pela América do Sul aceito pelo periódico Quaderni di Storia della Fisica, da Sociedade Italiana de Física.
O artigo – previsto para publicação na edição de n. 25, no início do ano que vem – reconta e analisa a passagem do físico italiano, em 1934, pela América do Sul, com ênfase nos desdobramentos da visita para o desenvolvimento e a consolidação da física no Brasil.
Indicação de colaborador
Fermi, que quatro anos depois ganharia o Nobel de Física, foi convidado pelo engenheiro e físico brasileiro Theodoro Ramos (1895-1937), durante viagem à Europa, para ser professor na então recém-inaugurada Universidade de São Paulo. Não aceitou o convite, mas indicou para o posto seu colega e colaborador Gleb Wataghin (1899-1986).
Mais tarde, Fermi se mudaria para os EUA, onde trabalharia até sua morte, em 1954, por câncer de estômago.
Wataghin, de origem ítalo-russa, permaneceria no Brasil por cerca de 15 anos, formando a primeira geração de físicos brasileiros. Com eles, publicaria trabalhos teóricos e experimentais importantes que permitiram a inserção internacional da pesquisa que passou a ser feita no Brasil nessa área.
Mais informações:
Quaderni di Storia della Fisica: https://www.sif.it/riviste/sif/qsf
Redes Sociais