Revista Ciência e Sociedade lança edição especial em homenagem ao físico Ronald Shellard
O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, lançou nesta terça-feira, 4 de outubro, edição especial da revista Ciência e Sociedade (CS) em homenagem ao ex-diretor Ronald Cintra Shellard. A edição, organizada pelo CBPF e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reuniu artigos de pesquisadores que conheceram o físico nas diferentes etapas de sua trajetória.
O programa contou com a recepção dos convidados no espaço Ciência e Sociedade e seguiu com a abertura do evento pelo anfitrião Nilton Alves Júnior, coordenador do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB). Júnior ressaltou a importância da revista Ciência e Sociedade e falou um pouco do histórico da revista que acumula 397 artigos publicados e completará 60 anos em 2023.
Em seguida, Márcio P. de Albuquerque, diretor em exercício do CBPF, falou da elaboração da edição especial, que contém 17 depoimentos sobre diversos aspectos da personalidade de Shellard: relações de amizade, atividade cientifica, liderança, capacidade de gestão, divulgação cientifica, como ele agia como mestre e tutor, cooperações internacionais. Nesse tema em particular, da ajuda na consolidação da física de altas energias do Brasil, destacou sua participação para adesão do Brasil no CERN. Por fim falou do livro sobre Altas Energias que está sendo produzido pelo CBPF, com previsão de lançamento para 14 de dezembro deste ano.
O Presidente de Honra da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, também se pronunciou, celebrando a parceria com o CBPF para a produção dessa edição especial. Aproveitou para convidar os presentes a escrever na CS sobre história da física, discutir a física e a ciência no mundo de hoje, assim como a ciência brasileira e sua relação com a ciência mundial e suas implicações.
Na oportunidade Moreira lembrou que além da dedicação do homenageado na produção científica, nas cooperações internacionais dedicadas à física e na valorização dos institutos de pesquisa, foi também grande contribuinte na divulgação da ciência do país: “O Shellard fez parte do comitê editorial da revista ‘Ciência Hoje’, foi secretário regional da SBPC em 1995, momento que se criou o programa a ‘SBPC vai à escola’, hoje espalhado em todo país. No mesmo ano escreveu um artigo do Jornal do Brasil ‘A ciência necessária’”.
Da esquerda para direita Nilton Alves, Márcio Albuquerque e Ildeu de Castro Moreira.
Crédito: NCS/CBPF
Revista Ciência e Sociedade - Nona edição: http://revistas.cbpf.br/index.php/CS/issue/view/96
Redes Sociais