Prepare-se para inovar com ciência
Fazer ciência não é fácil: demanda dedicação, comprometimento, grande disponibilidade de tempo e comumente está relacionado a baixa remuneração, falta de reconhecimento e oportunidade. Buscar novas formas de fazer ciência é necessário e a inovação é, neste sentido, uma oportunidade de explorar tecnologias em novos processos.
A 4ª Oficina de Instrumentação e Inovação (O2I) – Science and Deep Tech Innovation está com inscrições abertas para apresentar o que há de mais atual nas pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos com origem na ciência e oportunidades para inovar. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro de 2022, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.
Para ajudar quem ainda tem dúvidas sobre a importância de inovar a partir da ciência, o Núcleo de Comunicação Social (NCS) do CBPF convidou a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT Rio), para apresentar três motivos para participar do evento:
Se você gosta das novidades que a ciência traz, bem como tecnologia e suas aplicações, você deve participar para entender como o instituto brasileiro de pesquisa em Física do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações atua nas mais diversas áreas tecnológicas, desde seu estágio embrionário até suas aplicações e colaborações com diversos países ao redor do mundo.
Os instrumentos científicos de hoje serão os produtos de alta tecnologia de amanhã! O que hoje chama-se “ciência de base” está diretamente relacionado à “tecnologia de ponta” do futuro. As novas tecnologias nascem de uma pesquisa científica (sendo então uma INVENÇÃO) que, com o devido apoio, torna-se uma tecnologia a ser comercializada (tornando-se uma INOVAÇÃO) e aplicada nos mais diversos segmentos da sociedade, como medicina, entretenimento, setor de óleo e gás, construção cível, agrícola etc.
Participar das oportunidades de cooperação de relações dos institutos de pesquisa com as empresas. Entender como ocorre a interação entre empresas privadas e centros de pesquisa, e como eles podem fazer colaborações tecnológicas que venham trazer mais benefícios para a sociedade.
Quer saber um pouco mais sobre o evento? Acesse https://o2i.cbpf.br/
Redes Sociais