replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pioneira da física, pesquisadora do CBPF é nomeada patrona da Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (2)

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h53 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h57 | Acessos: 69

A física e pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Neusa Margem Amato (1926-2015) foi escolhida como patrona da cadeira 23 da recém-criada Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências (ALB). A cerimônia de homenagem aos patronos – que ocorreu conjuntamente com a posse dos acadêmicos – foi realizada na última segunda-feira, 12/12.

Na solenidade foram transmitidos depoimentos sobre a cultura libanesa, o povo e o processo de imigração para o Brasil. Contou com a participação de diferentes espectros da sociedade líbano-brasileira, como o ex-presidente Michel Temer e o cantor e produtor Evandro Mesquita.

O CBPF foi representado no evento pelo pesquisador André Massafferri Rodrigues, chefe da Coordenação de Física Experimental de Partículas de Altas Energias (COHEP), antigo LAFEX, onde a pesquisadora era lotada. Massafferri destacou a forte conexão entre a comunidade homenageada e a relevância das contribuições líbano-brasileiras para a sociedade.

                                                                                Cerimônia de homenagem aos patronos e acadêmicos

 Crédito: Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro.

 

Sobre a pesquisadora

 Nascida Neusa Margem, em 29 de agosto de 1926, filha de pais de origem libanesa, veio com um mês de vida para a cidade do Rio de Janeiro. Estimulada por seu professor de física do secundário, prestou vestibular para a disciplina na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil. Aprovada, bacharelou-se em Física em 1945 e licenciou-se em 1946.

Em 1950, a convite do Prof. César Lattes, começou como pesquisadora voluntária e sem remuneração no CBPF. A partir daquele momento foi iniciada uma colaboração de pesquisa com a Profª. Elisa Frota Pessôa, que resultou na publicação, naquele mesmo ano, do primeiro trabalho de pesquisa inteiramente realizado no CBPF: “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”.

Juntamente com Mario B. Aragão e Pessôa, produziu em 1953 o primeiro trabalho, cujos autores assinaram como filiados ao CBPF: A new radioactive method for marking mosquitoes.

Neusa trabalhou, até o final de sua carreira inteiramente desenvolvida no CBPF, com a detecção de raios cósmicos de altas energias. A cientista teve 116 trabalhos publicados.

                                                                                           

Neusa Margem Amato

Crédito: ALB.

 

Sobre a Academia

Conforme definição do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, a ALB é uma instituição cultural inaugurada em 9 de setembro de 2022, sediada no Rio de Janeiro, com os objetivos de cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e árabes no Brasil, além de salvaguardar, promover e divulgar as obras literárias, artísticas e de ciência dos seus patronos, fundadores e acadêmicos.

A ALB é composta por 40 membros efetivos, 20 sócios-correspondentes e 40 patronos. Dentre esses respectivos patronos, encontram-se escritores, jornalistas, artistas, pensadores, intelectuais, cientistas e personalidades, de origem libanesa e árabe, já falecidos e que contribuíram para o desenvolvimento e o progresso da cultura brasileira.

 

Mais informações:

Academia Líbano-Brasileira de Letras, Artes e Ciências:

https://academialibanobrasil.com.br/

Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro:

http://riodejaneiro.mfa.gov.lb/riodejaneiro/portuguese/home

Artigo “Neusa Amato dos Vinte aos Oitenta”, escrito pelo pesquisador Alfredo Marques (1930-2021) para a Revista Ciência e Sociedade:

http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/cs00107.2007_12_06_14_33_48.pdf

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página