replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Parceria CBPF-IBC produz livro em braille

Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h38 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 15h39 | Acessos: 38

O Instituto Benjamin Constant (IBC), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ambos no Rio de Janeiro (RJ), está produzindo pela primeira vez em sua Divisão de Imprensa Braille (DIB) um livro paradidático sobre tema relacionado à física.

O escolhido foi Ciência para o Brasil – Ronald Cintra Shellard (1948-2021), lançado no final do último ano. A publicação é uma homenagem ao físico experimental de altas energias Ronald Cintra Shellard (1948-2021), ex-diretor do CBPF e protagonista do processo de adesão do Brasil ao Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), com sede em Genebra (Suíça).

O diretor do CBPF, Márcio Portes, ressalta a importância da parceria entre as instituições: “Ano passado, começamos a estreitar os laços com nosso vizinho IBC, ao realizar a Campanha Setembro Verde, com atividades que buscaram reforçar a importância da inclusão da pessoa com deficiência. E, em dezembro daquele ano, pudemos fortalecer essa união, com o início da produção, pelo IBC, do primeiro livro do CBPF na versão braille. É um privilégio fazer parte dessa associação”.

O livro encontra-se em fase de transcrição e revisão, em que é revisado por equipe de profissionais videntes – como são chamadas as pessoas sem deficiência visual – e não videntes. O trabalho é conjunto, para garantir que nenhum conteúdo seja omitido ou transcrito incorretamente.

“O foco são eles [deficientes visuais]; eles que têm que dar o aval, por isso é essencial ter o revisor, para dizer se a adaptação está boa ou não”, explica Rachel Ventura, coordenadora de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos do DIB. Após a etapa de revisão, é iniciada a impressão. A versão em braille do livro está programada para ser lançada no segundo semestre deste ano.

 

 

Carolina Herdy e Thiago Teixeira da Silva fazendo a revisão do livro

Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF

 “A magia de um livro de ciência em braille está em sua capacidade de transmitir conhecimento científico de forma acessível, inclusiva e envolvente para pessoas com deficiência visual, ajudando a inspirar a curiosidade e a imaginação científica”, avalia Nilton Alves Junior, coordenador do Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB/COINS) do CBPF.

 

Sobre o livro

O livro, com 216 páginas, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, depois de decisão do então ministro dessa pasta, o engenheiro Paulo Alvim.

A organização e edição da obra são de Antônio Augusto Passos Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pesquisador-colaborador do CBPF, e do jornalista especializado em ciências exatas Cássio Leite Vieira, que também trabalha com história da física.

 

Prensa para impressões em larga escala

Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF

 

 

Sobre a Imprensa Braille

Pioneira no Brasil, a Imprensa Braille (DIB/IBC) produz livros, revistas e impressos, possibilitando importante via de acesso educacional e cultural às pessoas com deficiência visual.

O IBC, por intermédio da DIB, tem papel de destaque no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), adaptando, transcrevendo, revisando e imprimindo livros didáticos e paradidáticos para distribuição às escolas públicas de todo o país.

A DIB é responsável também pela edição, impressão e distribuição das revistas em braille do IBC: a Revista Brasileira para Cegos (RBC) e a Pontinhos, ambas com distribuição gratuita, nacional e internacional.

 

Detalhe da folha impressa e matriz de impressão

Crédito: C. Ramos/NCS-CBPF

 

Mais Informações:

Artigo “CBPF realiza campanha de acessibilidade”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-realiza-campanha-de-acessibilidade

Artigo: “CBPF recebe professores e estudantes do Instituto Benjamin Constant”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/cbpf-news/cbpf-recebe-professores-e-estudantes-do-instituto-benjamin-constant-2

Artigo “CBPF fecha as atividades de 2022 com lançamento de livro em homenagem ao físico Ronald Cintra Shellard”: https://www2.cbpf.br/index.php/pt-br/cbpf-news/cbpf-fecha-as-atividades-de-2022-com-lancamento-de-livro-em-homenagem-ao-fisico-ronald-cintra-shellard-2

registrado em:
Fim do conteúdo da página