Ministro visita CBPF e faz homenagem póstuma a Ronald Shellard
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve no último dia 17/01 em visita oficial ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. A programação contou com inauguração da placa em homenagem póstuma ao Diretor Ronald Shellard, reunião com o Comitê Científico Assessor (COCI) da instituição e visita a laboratórios e espaços de infraestrutura tecnológica.
Pontes reuniu-se com o COCI e a Direção do CBPF no auditório Ministro João Alberto, onde assistiu uma apresentação do Diretor em exercício Márcio P. Albuquerque, falando da importância do CBPF e das demais Unidades de Pesquisa (UPs) do MCTI. Albuquerque salientou que o CBPF faz parte de colaborações internacionais e que “sua história está na base da criação de instituições que formam hoje a espinha dorsal da ciência no Brasil”.
Na ocasião, o Ministro explicou o quanto é importante que o público perceba a ciência e tecnologia no dia a dia, e ainda citou estudo para que possa aumentar o orçamento para as Unidades de Pesquisa.
Albuquerque e Pontes inaugurando placa em homenagem a R. Shellard
(Crédito: MCTI)
Após as falas, Ministro e convidados se dirigiram ao Espaço Oliveira Castro para inauguração da placa em homenagem ao Cientista R. Shellard, por sua contribuição à ciência brasileira. Em seguida, a secretária Claudia Vanise, representando a esposa (Maria Elisa Shellard) recebeu de Marcos Pontes um buquê de flores em agradecimento pela parceria durante o tempo que trabalharam juntos.
O Ministro ainda visitou o Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas (LABSurf) – laboratório multiusuário do CBPF com o objetivo de investigar a modificação física, química e óptica de superfícies, para dar suporte à pesquisa e produção de novos materiais estruturados na escala nano; e o Rio Science Datacenter – centro de processamento, armazenamento e comunicação de dados para a ciência que provê computação de alto desempenho para diversos projetos nacionais e internacionais e coordenado em parceria com os Pontos de Presença - PoP-RJ/RNP e da RedeRio/Redecomep da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e provém as conexões para o Projeto da GRID Mundial de Física de Altas Energias e para toda a Internet acadêmica do estado do Rio de Janeiro.
Laboratório de Superfícies e Nanoestruturas (LABSurf)
(Crédito: MCTI)
Para finalizar Pontes conheceu o “Mural Grafite da Ciência”, projeto de divulgação científica do CBPF que une arte, ciência, enigmas e interatividade, e que tem por objetivo informar, inovar, divertir e contribuir para a revitalização do espaço público em torno do CBPF. O Diretor em exercício apresentou as diversas áreas do mural, em especial o dedicado aos cientistas que tem por base o quadro da artista Tarsila do Amaral, e a área “em busca de mais” onde um garoto observa uma instituição científica (como o CBPF) em cima de livros diversos. Marcos Pontes quis registrar o painel e gravou um vídeo para as mídias sociais a partir desse ponto.
Mais informações:
Encontro com Ministro Marcos Pontes: https://youtu.be/6gkGE4YAc1g
Redes Sociais