CBPF tem ‘pós-doc nota 10’ e evento aprovados
O pós-doutorando Jonathas Rafael de Jesus, orientado por Eduardo Matzenbacher Bittar, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), teve aprovada bolsa do ‘Programa Pós-Doutorado Nota 10’, da Fundação Carlos Chagas Filho de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O tema da pesquisa de Jesus está relacionado ao estudo do fenômeno ‘vidros de spin’ em minerais conhecidos como perovskitas, cuja composição química, complexa, é formada por vários elementos químicos – no caso, bário, cálcio, estrôncio, cobalto, manganês e oxigênio, entre outros.
Evento
A pesquisadora emérita do CBPF Elisa Maria Baggio Saitovitch teve auxílio aprovado pela Faperj para o evento ‘Elétrons fortemente correlacionados na era do emaranhamento: 8th I2CAM/Faperj School’.
O I2CAM é sigla (em inglês) para Instituto Internacional para a Matéria Adaptativa Complexa, na qual ocorre o fenômeno da emergência – por exemplo, a supercondutividade, em que há condução de corrente elétrica sem dissipação de calor.
Mais informações:
Bolsa: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_PDR10__listagem_para_o_site.pdf
Evento: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_Eventos_2019.2.pdf
I2CAM: http://icam-i2cam.org
Redes Sociais