CBPF e Contraponto promovem reimpressão de clássicos científicos
Hoje (12/06), das 18h às 20h, a Contraponto Editora promove debate – em parceria com o grupo de pesquisa ‘Física e Humanidades’, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ) – sobre a vida e a obra de Richard Feynman (1918-1988), prêmio Nobel de Física de 1965.
A história do CBPF e desse pesquisador notável estão interligadas: o físico norte-americano deu aulas na instituição entre 1951 e 1952.
No evento, o filósofo e historiador da ciência Antonio Augusto Passos Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fará a apresentação ‘Pode um físico se tornar um clássico? – observações sobre o valor das ideias em física’. O físico Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre a passagem de Feynman pelo Brasil.
As apresentações terão cerca de 40 minutos e, em seguida, serão abertos os debates com os presentes.
Em prol dos clássicos
A ideia do debate é promover a campanha ‘Clássicos das Ciências’, a qual se propõe a reimprimir quatro livros esgotados de grandes cientistas. Além de Feynman, com seu Sobre as leis da física, constam dessa lista A história química de uma vela e as forças da matéria, do físico britânico Michael Faraday (1791-1867); Ensaios fundamentais, do matemático e filósofo francês Henri Poincaré (1854-1912); e Física atômica e conhecimento humano, do físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962).
Capa de quatro livros da coleção ‘Clássicos das Ciências’, da Contraponto Editora
(Crédito: Contraponto Editora)
O evento será no Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, do CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, no bairro da Urca – entrada também pelo portão da rua Lauro Müller 455.
A participação é grátis, mas é necessária a inscrição, que pode ser feita até 11 de junho pelo endereço: https://goo.gl/forms/WseGUcvRY4L5MAkE3
Mais informações:
Campanha pela reimpressão: https://benfeitoria.com/classicosdasciencias
Página do evento: https://www.facebook.com/events/1376447709116167
Redes Sociais